top of page

PUBLICAÇÕES

A Base Aeronaval Norte-Americana do Amapá-Brasil Pós-Segunda Guerra Mundial

Edinaldo Pinheiro Nunes Filho

Este artigo tem por objetivo mostrar o que representou o fim da Segunda Guerra Mundial (SGM) para os moradores que viviam no entorno da Base Aeronaval do Amapá (BAA) dirigida por militares da marinha dos EUA no decorrer da SGM, no período de 1943 a 1945, pretendeu também, enfatizar os principais acontecimentos pós-SGM, como: a saída dos militares estadunidenses da BAA e consequente transferência das instalações aeronavais ao governo brasileiro; a Política Externa Brasileira e a Guerra Fria; a criação da Escola de Iniciação Agrícola do Município de Amapá (EIA) e Fomento Agrícola do Cruzeiro (FAC), sendo que a EIA funcionou na área da BAA e FAC em área próxima da BAA, os dois projetos administrados pelo Território Federal do Amapá (TFA) a partir de 1950. A metodologia usada foi o método qualitativo com uso de pesquisa bibliográfica e de campo. Deste modo, a pesquisa evidenciou que as mudanças sociais e culturais ocorridas na população do município do Amapá a partir da BAA no período de 1943 até 1945 resultou em um pequeno período de modernidade e progresso econômico, o qual findou com o termino da SGM, sendo que a EIA e o FAC foram uma tentativa de retomada do desenvolvimento econômico da região que culminaram no fracasso.

MEMÓRIAS DE UM MUSEU EM ESQUECIMENTO: A BASE AREA DE AMAPÁ E O ENSINO DE HISTÓRIA

Arleno Amoras Correa

A pretensão dessa comunicação é apresentar imagens acerca da Base Aérea no Amapá e a Segunda Guerra Mundial, suscitadas a partir das reflexões teóricas e práticas realizadas durante pesquisa desenvolvida para o Programa de mestrado profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Amapá, entre os anos de 2016 e 2018, na dissertação “Memorias de um museu em esquecimento: a Base aérea de Amapá e o ensino de Historia.”

MEMÓRIAS TEATRAIS NAS CIDADES DE AMAPÁ/AP E BELÉM/PA: A PRESENÇA NORTE-AMERICANA DURANTE A 2ª GUERRA MUNDIAL (1939-1945).

Frederico de Carvalho Ferreira

Este texto se objetiva em apresentar as considerações iniciais do projeto de doutoramento de Frederico de Carvalho Ferreira, inicialmente intitulado: Memórias teatrais nas cidades de Amapá/AP e Belém/PA: a presença norte-americana durante a 2ª guerra mundial (1939-1945), pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGArtesUFPA). Ressalta-se que este projeto de pesquisa está vinculado ao Grupo de Pesquisa PERAU – Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/CNPq/UFPA, sob a liderança do Prof. Dr, José Dênis de Oliveira Bezerra, e se pauta na investigação da produção científica sobre as práticas teatrais na Amazônia. As relações políticas e culturais entre o estad

RESULTADO DO PROJETO DE ESTUDO ARQUEOLÓGICO E HISTÓRICO DA BASE AÉREA DO AMAPÁ

Edinaldo Pinheiro Nunes Filho e Edilene dos Santos Barbosa

Esta pesquisa trata da história da Base Aeronaval do Amapá – BAA (Brasil), inserida dentro do contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O estudo objetivou esclarecer a importância da BAA na história amapaense e, principalmente, na vida dos moradores remanescentes dos tempos de guerra. Por conta de “resgatar” a história da BAA, o Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá-CEPAP/UNIFAP, criou o “Projeto de Estudo Arqueológico e Histórico da Base Aérea do Amapá” sob a coordenação do Professor Dr. Edinaldo Pinheiro Nunes Filho, o qual foi estruturado objetivando também o estudo arqueológico e histórico do patrimônio da cultura material existente em sua faixa de domínio e entorno. Sendo assim, esta pesquisa visou resgatar o fato histórico do solo amapaense ter sido um dos locais que ajudaram a derrotar as forças dos países do Eixo, na última Guerra Mundial. A pesquisa foi quali-quantitativa e o método usado foi o levantamento bibliográfico e história oral. Por fim este trabalho mostra o porquê da construção da BAA e as razões que levaram o governo brasileiro e o governo norte-americano a construírem uma grande estrutura militar no norte da Amazônia para ajudar na Batalha do Atlântico Sul (1941-1945).

ENTRE CRIAÇÃO DO AMAPÁ E INTERCÂMBIOS ECONÔMICOS, AS CONSEQUÊNCIAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL NAS RELAÇÕES ENTRE O BRASIL E A GUIANA FRANCESA

Iuri Cavlak e Stéphane Granger

As relações entre Brasil (Amapá) e Guiana Francesa caracterizaram-se, no decorrer do século XX, por aproximações e distanciamentos que, ainda hoje, não se estruturaram de forma clara. Contribuir para entender essa errática relação, tendo em vista o impacto da Segunda Guerra Mundial, é o objetivo deste artigo.

Publicações: Arquivos
bottom of page